Calendario

Acesso e precariedade na Habitação - Tertúlias do Porto

El Evento

As Tertúlias do Porto estão de volta! A próxima será já na próxima quinta-feira, dia 4 de Março às 19:30. Desta vez abordaremos uma forma de precariedade severa, que afecta milhares de pessoas em Portugal: a dificuldade de acesso a uma habitação digna e estável

 

 

 

A subida abrupta nos valores das casas, tanto para compra como para arrendamento, nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, gerada em grande parte pelo aumento do últimos anos da exploração turística e da sempre lucrativa especulação imobiliária associada, têm criado uma situação dramática mas quase silenciosa no país. No Levantamento Nacional das Necessidades de Realojamento Habitacional, realizado em 2018, foram identificadas mais de 25 mil famílias que viviam em clara situação de precariedade e/ou degradação da sua habitação em Portugal. Somamos a estes casos mais evidentes, todas as outras vítimas desta situação que não aparecem na estatística, mas que se vêm esmagadas por uma renda que em escassos anos se elevou para valores absurdos, que chega mesmo em muitos casos a mais de dois dois terços do seu salário. Vêm-se assim forçados à instabilidade da mudança constante de habitação, a sua vida profundamente afectada e ao sabor das flutuações irregulares de um mercado sem transparência, que trata a habitação como uma mera comodidade e o sector imobiliário como uma fonte de rendimento particularmente lucrativa, não como o direito fundamental e constitucionalmente protegido que é. É um tema urgente, que merece uma atenção imediata.

 

Este encontro é organizado por diversos membros dos núcleos de Lisboa e Setúbal do DiEM25, e incluirá informação diversa sobre o tema e novas ideias sobre como o abordar a nível nacional e europeu. Tentaremos perceber qual a situação do acesso à habitação em Portugal, antes e depois da pandemia, e qual a evolução futura que se espera. Procuraremos discernir as causas deste flagelo e será discutido o envolvimento passado, presente e futuro do DiEM25 nesta questão política fundamental. Abordaremos possíveis formas de acção e intervenção, não só pelo DiEM25 enquanto movimento, mas também através do estímulo da participação cidadã na defesa do seu interesse em relação às políticas de habitação praticadas onde vive.

Estás convidad@ a fazer parte desta conversa alargada sobre um tema estrutural para Portugal e para a Europa, e que não tem certamente tido a atenção devida por parte dos nossos governantes. Esperamos ver-te por lá!

 

Link do zoom para acesso á reunião:

https://us02web.zoom.us/j/87996352699?pwd=a2tmZyt5Q2lPaERNdE5rVHNkR2tvdz09



¿Quieres recibir información sobre las próximas acciones de DiEM25?Regístrate aquí.

Cuándo
04/03/2021 @ 14:30 EST
Dónde
Online
Organizador
Porto 1 DSC Contact
Audiencia
Público, hasta 100 participantes
Tipo de evento
Seminario Web

Ubicación

Online

https://us02web.zoom.us/j/87996352699?pwd=a2tmZyt5Q2lPaERNdE5rVHNkR2tvdz09